Eram pintadas a paisagem de Paris, os jardins, as naturezas mortas e o principal: as pessoas comuns - o importante também era o efeito da luz sobre todos eles, por isso que Monet pintava a mesma cena em vários horários.
Eles deram o pontapé inicial para a revolução das artes e para a nossa arte contemporânea. Não podemos esquecer que nasceu em um período rico em transformações, inovações e invenções: fotografia e cinema são uma delas e foram influenciadas por esse novo jeito de fazer arte.
Vamos conhecer um pouco mais? Leia o texto a seguir:
O Impressionismo por Valéria Peixoto de Alencar
Pintores como Monet têm luz e movimento
Tente descrever o quadro abaixo, um dos clássicos de Monet.
Note que não é possível ver os detalhes das pessoas, dos barcos nem da paisagem que são retratados, embora tais elementos possam ser identificados, e seja possível perceber o efeito de luz e sombra.
A combinação de cores e pinceladas nesse quadro de Monet dão apenas uma "impressão" dessa paisagem, daí o nome do quadro.Ao olhar uma obra impressionista de perto, vêem-se apenas pinceladas separadas que parecem manchas sem contorno. Vistas de longe, as pinceladas organizam-se para os nossos olhos criando formas e luminosidade.
Foi essa tela de Monet que inspirou o crítico de arte Louis Leroy para denominar o movimento artístico: impressionismo. Era uma forma de menosprezar esse tipo de pintura que não seguia os padrões estabelecidos pela academia e sua pintura realista.
Luz e movimento
Não foi à toa que a primeira exposição dos impressionistas deu-se na casa de um dos pioneiros da fotografia, Félix Nadar. A técnica da fotografia também abrange o estudo da luz, uma das principais preocupações dos artistas impressionistas.
Além da luz, o movimento percebido pelas pinceladas soltas também é elemento crucial dessa pintura. Interessados pela natureza, os impressionistas procuravam captar em suas telas o efêmero e o fugaz da vida ao ar livre.
Em seus quadros podem-se ver o movimento das águas, os reflexos da luz, a dissolução das imagens, a fumaça de um trem que chega à estação, o nevoeiro sobre um rio, a indefinição no contorno das figuras que se mexem no palco, no baile, na relva. A idéia é pintar o que não pode se repetir, um determinado instante.
Toda essa inovação na forma de pintar teve início com Édouard Manet (1832-1883), que não se considerava um impressionista. Ele utilizou em suas obras cores vibrantes e luminosas, abandonando o método acadêmico de suaves gradações de cores.
"Claude Monet Pintando Em seu Barco-Estúdio", de Manet (1870).
Em 1863, ao ter duas telas recusadas para participar do Salão Oficial dos Artistas Franceses, Manet, com outros artistas, organizou uma mostra paralela à oficial, o Salão dos Recusados.
Depois desse salão, vários artistas, entre eles Renoir, Degas, Pissaro, Cézanne, Monet e Morisot, passaram a organizar suas próprias exposições (1874-1886).
Na reprodução da tela acima, pode-se observar a preocupação de Manet em registrar Claude Monet, seu contemporâneo, pintando ao ar livre. O quadro contém o que se denomina metalinguagem, ou seja, uma linguagem que fala de si mesma - no caso, a pintura que fala da própria pintura.
Experimente você mesmo!
Claude Monet pintou o Parlamento de Londres em diferentes momentos do dia, com diferentes luminosidades. Observe:
Observe um objeto próximo à janela, no quintal, no jardim e desenhe-o em diferentes horários, notando a diferença de intensidade da luz. Você também pode fazer essa experiência fotografando.
Para ter uma obra no estilo impressionista, você deve fazer o desenho sem linhas de contorno. Varie também nas cores!
Para ter uma obra no estilo impressionista, você deve fazer o desenho sem linhas de contorno. Varie também nas cores!
fonte:
Essas informações são muito importantes para nós ficarmos mais informados.
ResponderExcluirEssas obras de Monet são muito legais elas dão a impressão que a nossa vista está embaçada! muito interessante!