Projeto do Blog

EMEF Estação Jaraguá
Projeto Educacional: Um Blog como ferramenta multidisciplinar, informativa e institucional
Tema : A construção da identidade da EMEF Estação Jaraguá

Prof. responsável: Simone Cristina Garcia
Prof. Colaborador: Henrique e os demais profissionais da escola que por livre vontade mandarão materiais, informações e projetos

APRESENTAÇÃO

Nos dias de hoje não há como desvincular o uso das tecnologias da informação e das mídias eletrônicas no cotidiano escolar, englobando: projeto pedagógico, projeto educacional, cultural ou nos planos de aula. Como atrair os interesses dos alunos? Como utilizar a internet de forma positiva para questionar e apropriar o conhecimento?
A realidade dos nossos alunos, ou melhor, suas vidas são preenchidas por atividades na internet. A rede passou a ser um modo de vida, um meio de comunicação tão necessário quanto um telefone celular ou uma televisão.
O uso dessas tecnologias de informação e comunicação, possuem uma importância na formação básica das novas gerações, em função da presença cada vez mais ampla dessas tecnologias no cotidiano das pessoas.
A ideia do projeto surgiu em utilizar um desses meios, o blog, como ferramenta educacional, informativa, interativa e cultural. Com o objetivo de criar um elo de comunicação entre a comunidade e a escola, de registrar todos os eventos, projetos, atividades, festas, feiras etc criados, formulados e executados pela gestão, corpo docente e alunos da EMEF Estação Jaraguá. Dessa forma, criará também o portifólio e o próprio registro da história de uma escola que acabou de “nascer”.
Será um blog institucional que informará as notícias e a rotina escolar, haverá a participação dos professores, coordenadores e demais funcionários interessados; os alunos não participarão ativamente dos conteúdos postados no blog e sim, em comentários quando necessários e criação de templates, logos do seu design.
Dessa forma, a utilização do blog e da internet contribuirá para uma construção significativa de conhecimento e relação interdisciplinar. Segundo as Orientações Curriculares para o ensino de artes 2007 (p. 27), contribuirá também para uma mudança de perspectiva do próprio conceito de escola, na medida em que estimulem a imaginação dos estudantes, a leitura prazerosa, a escrita criativa, favorecendo a iniciativa, a espontaneidade, o questionamento e a inventividade, a cooperação, o diálogo, a solidariedade nos atos de ensinar e aprender.

OBJETIVO DO TRABALHO

·         Contribuir na criação da identidade da nova escola: EMEF Estação Jaraguá
·         Informar, comunicar a comunidade sobre os eventos, projetos, passeios, visitas educativas, festas, feiras, palestras, planos de aulas e etc., realizados na escola.
·         Ser uma forma de comunicação e exposição da rotina escolar e dos trabalhos dos professores com seus alunos.
·         Ser uma ferramenta nas aulas de Arte, quando o assunto for design, tendo a participação dos alunos na criação do logo da escola, do template.
·         Incentivar o uso positivo da internet como ferramenta pedagógica, de pesquisa, promovendo a apropriação do conhecimento, através dos textos (usados nas aulas, escritos pelos docentes, e complementares dos conteúdos trabalhos) postados no blog, de forma prazerosa.

SUGESTÃO DOS TEMAS PARA SEREM ESCRITOS NO BLOG

  1. Artigos da autoria dos professores ou de outros profissionais para serem usados como pesquisa ou um texto complementar para uma atividade pedagógica;
  2. Informações sobre eventos culturais, exposições, cursos, teatros, shows e etc.;
  3. Fotografias como registros do processo de construção da imagem e identidade da EMEF;
  4. Fotografia, vídeos da rotina e dos eventos realizados na EMEF;
  5. A durabilidade dos diversos materiais plásticos no meio ambiente;
  6. E quando o plástico vira lixo? O caminho do plástico no meio ambiente;
  7. Projetos desenvolvidos;