Projetos

Projeto "Dança na Escola"

As aulas serão às segundas e terças 12h30 - 13h30
Modalidade principal: Jazz
Modalidades complementares: balé, dança do ventre e street dance

Projeto e concepção: Profa Simone Cristina Garcia


JUSTIFICATIVA

            Apresentamos um projeto com dimensão social, pedagógica, cultural e artística destinado aos alunos da Escola Municipal Estação Jaraguá. Seu objetivo é levar a arte da dança e seus benefícios aos alunos da faixa etária dos 11 aos 15 anos, colocando-os em contato com eles mesmo, com seu corpo e suas potencialidades e limitações, reorganizando sua auto-estima.

            A dança permite ao homem se conhecer melhor, e serve de canal à descobertas de potencialidades que ajudam na formação da identidade pessoal e coletiva do futuro cidadão. Já é comprovado, em outros projetos (Balé Stagium e Isabel Marques) que a dança fortalece a auto-estima, quando isso acontece, as metas, sonhos tornam-se mais fáceis de serem atingidos.

Desde os primórdios, os homens dançavam para agradar a os Deuses, por isso a dança é uma cultura milenar. Assim, dançar é transmitir um certo estado de espírito, uma maneira de se ver e de ver o mundo, de sentir plenamente o seu corpo e utilizá-lo para conhecer os outros sentimentos e sensações. 

Considerar que a dança também forma distintas concepções de corpos dançantes, pois com o movimento se estabelecem diferentes relações de espaço e tempo, possibilita perceber que se constroem diferentes "discursos" sobre o corpo, seja em relação aos aspectos técnicos (habilidade física, performance), sociais (representações de gênero, raça, etnia ou sexualidade) ou culturais (identidades, expressão, valor estético etc.), dentre outros (MARQUES, 2003). Desta forma, para que não sejam apenas reprodutores de uma cultura corporal (com seus aspectos positivos e negativos), torna-se importante que os alunos compreendam que existem diferentes visões de mundo e diferentes formas de perceber, vivenciar e significar o corpo na dança, na sua cultura e na de outros povos. Isso contribuirá para que a diferença de corpo, de ideias e de valores seja respeitada e valorizada, contribuindo assim para que a escola seja um local de transformação e emancipação social (SOARES, et. Al, 1999). Nesse contexto, possibilita-se através do projeto Dança, que os alunos sejam cidadãos partícipes e construtores de seu próprio tempo.

OBJETIVOS GERAIS

·         Socialização;
·         Desenvolvimento do senso estético;
·         Aumento da saúde física e mental;
·         Satisfação da necessidade de auto-expressão;
·         Domínio do corpo em movimento;
·         Reforço do esquema corporal;
·         Transformação da capacidade em habilidade;
·         Expressão dos sentimentos através do corpo;
·         Combinação dos movimentos;
·         Trabalhos das condições psico-motoras;


OBJETIVO ESPECÍFICO

Levar a arte da dança à todos sem distinção de sexo, idade, condição sócio –econômica ou religião, explorando assim o potencial artístico de cada um e também dando melhores condições físicas e mentais para todos que assim desejarem.


PROCEDIMENTOSAulas práticas e teóricas

CONTEÚDO
As aulas serão de diversos tipos de dança, alongamento, expressão corporal. Vale ressaltar que não é o objetivo do projeto formar bailarinos e bailarinas, e sim, fazer com que o adolescente entre em contato com o seu corpo e com a arte e se beneficie do que essa prática pode trazer: auto-estima, qualidade de vida, saúde, sensibilidade, um olhar estético, conhecimento cultural e corporal, consciência corporal, musicalidade, espacialidade, expressão corporal e facial e coordenação motora.

Serão trabalhados: jazz, dança de rua, contemporâneo, yoga/ alongamento, dança do ventre (para as meninas), zouk e danças circulares.

OBSERVAÇÃO

            De acordo com o Regimento da Secretaria Municipal de Educação, em 1992, a dança passou a fazer parte do mesmo, como uma linguagem artística diferenciada. Em 1996, da nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB) do Brasil institui o ensino obrigatório de Arte em território nacional e, finalmente, em 1997, com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a dança passou a ser considerada uma diciplina.

De acordo com o PCN de Dança:

A arte da dança faz parte das culturas humanas e sempre integrou o trabalho, as religiões e as atividades de lazer. Os povos sempre privilegiaram a dança, sendo esta um bem cultural e uma atividade inerente à natureza do homem.

Toda ação humana envolve a atividade corporal. A criança é um ser em constante mobilidade e utiliza-se dela para buscar conhecimento de si mesma e daquilo que a rodeia, relacionando-se com objetos e pessoas. A ação física é necessária para que a criança harmonize de maneira integradora as potencialidades motoras, afetivas e cognitivas.

Referências bibliográficas
  • FIAMONCINI, L; SARAIVA, M. C. Dança na escola: a criação e a co-educação em pauta in: Didática da Educação Física 1. 3ªed. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2003.
  • MARQUES, I. A. Dançando na escola. SP: Cortez, 2003.
  • SOARES. A. et. al. Improvisação e dança: conteúdos para a dança na educação física. Florianópolis: UFSC, 1999.