quarta-feira, 30 de março de 2011

"Marcados para" - uma exposição fotográfica

Texto escrito pela professora Simone C. Garcia

A nossa primeira visita à uma exposição acontecerá na próxima semana, dia 6/4 - Vamos ver e apreciar "Marcados para", fotografias de Claudia Andujar.

O ônibus sairá às 7h15 e o retorno está previsto para 11h40. O valor da condução é de R$ 14,00 e aqueles que não forem na visita terão aula normalmente. As professoras acompanhantes serão: Andréia (História), Tatiane (Língua Portuguesa) e Simone (Arte).

Será uma grande oportunidade para os 40 alunos da sétima série, em ver fotografias de alto nível estético, simbólico, um verdadeiro registro de uma civilização indígena que são os Yanomami.

Mais informações sobre a exposição e a artista? Só ler o texto abaixo:




No holocausto, os judeus foram identificados com uma estrela amarela no peito, o mondedovid, no qual estavam "marcados para morrer". Um registro da raça, da humilhação, do medo e da morte. Claudia Andujar, viveu essa experiência quando morava na Transilvânia, Hungria com seus pais. E em 1944, sofreu a perda do pai e seus familiares, assim como amigos, conhecidos e da própria vida.
Já em 1980, vivendo no Brasil e já engajada na questão indígena, Claudia, participa de expedições de socorro na área da saúde, e registra os Yanomamis em forma de prontuários, tirando um retrato de todos. Na época não havia uma pretensão de transformar essas fotografias em obras de arte e muito menos expô-las, porém, a preocupação estética sempre esteve presente, já que realizava trabalhos como fotógrafa.
Diferente dos judeus, os Yanomamis foram "marcados para viver", na tentativa de salvá-los das doenças vindas com o contato dos "homens brancos", através dos garimpos, mineração e da construção da estrada Perimetral Norte.
É um sentimento ambíguo, o de transformar simples registros dos Yanomami na condição de "gente" em obra que questiona o método de rotular seres para fins diversos. O trabalho de ordenar e identificar uma população sob o risco de extinção, é o conceito dessa obra. E não há como ligar as fotografias com o que aconteceu com os judeus no holocausto com as suas identificações através das estrelas amarelas.


A exposição Marcados Para, da fotógrafa Claudia Andujar foi apresentada pela primeira vez na Bienal de São Paulo 2006, agora o Centro da Cultura Judaica recebe as 87 imagens dos índios Yanomami feitas no começo dos anos 80. Desta vez, também estarão à disposição livros sobre Claudia, as fichas cadastrais feitas por ela da tribo, três ampliações da série e 20 contatos (ampliações dos negativos). A curadoria é de Eduardo Brandão.
Claudia Andujar nasceu na Suíça, mas mudou para São Paulo no final da década de 50 e naturalizou-se brasileira. É referencia na defesa dos índios, chegou a morar em tribos na Amazônia, e está entre os fundadores da comissão que lutou pela criação do Parque Yanomami.

Marcados Para 15 de março a 12 de junho
Entrada gratuita (Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência e estão sujeitos à lotação do espaço)
Centro da Cultura Judaica: Rua Oscar Freire, 2.500 / (11) 3065-4333

Nenhum comentário:

Postar um comentário