quinta-feira, 28 de abril de 2011

Com vocês o Jabótico!



Esse é o mais novo personagem das Trakinas, o Jabótico e foi criado pelo nosso aluno Jorge Muniz Sales, da 6B.
Ele é um designer gráfico nato =) Parabéns Jorge!


Mais informações no site da Trakinas: www.trakinas.com.br

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Afinal de contas o que é marca?

Nas aulas de arte, como professora de projeto, estou desenvolvendo Marcas com os alunos, ensinando noções básicas do design gráfico e enfatizando a importância de ter uma identidade, seja ela visual ou "pessoal".


E para complementar, vamos ler um texto?


Afinal... o que é uma marca?


exemplo de simplicidade, essencial para uma boa marca


Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.


O termo é frequentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.


No entanto, o conceito de marca é bem mais abrangente que a sua representação gráfica. Uma empresa através de seu nome fantasia e da sua representação gráfica - comunica a "promessa" de um produto, seu diferencial frente aos concorrentes que o faz especial e único. Busca-se associar às marcas uma personalidade ou uma imagem mental. Assim, pretende marcar a imagem na mente do consumidor, isto é, associar a imagem à qualidade do produto. Em função disto, uma marca pode formar um importante elemento temático para apublicidade. Possui vários níveis de significado, entre eles cultura, atributos ou benefício. É fundamental entender que o conceito de marca é mais intangível do que tangível, pois o consumidor de determinada classificação demográfica tem sensações, experiências e percepções diferentes sobre a mesma marca em relação a outro consumidor classificado demograficamente da mesma forma.


Marca não é um conceito fácil de definir. Na sua definição e na sua análise devem-se levar em consideração as disciplinas que a utilizam e regulam mais directamente, que são o direito comercial e a gestão de marketing. Para o direito comercial a marca é um sinal: a OMPI – Organização Mundial de Propriedade Industrial – define a marca como um “sinal que serve para distinguir os produtos ou serviços de uma empresa dos outros de outras empresas”. A definição da American Marketing Association, ainda adoptada em edições clássicas de marketing, acrescenta a definição jurídica: “ A marca é um nome, um termo, um sinal, ou um desenho, ou uma combinação destes elementos, com vista a identificar os produtos e serviços de um vendedor, ou de um grupo de vendedores, e a diferenciá-los dos concorrentes”.


A "coca" já foi assim um dia


Segundo Kotler, “talvez a habilidade mais característica dos profissionais de marketing seja a capacidade de criar, manter, proteger e melhorar uma marca. Para os profissionais de marketing, o estabelecimento de uma marca é a arte e a essência do marketing.”





Marketing e a Marca

A marca é em essência uma promessa da empresa em fornecer uma série específica de atributos, benefícios e serviços uniformes aos compradores. Socorrendo-nos de novo a Kotler, a garantia de qualidade vem junto com as melhores marcas, mas uma marca é um símbolo mais complexo, podendo trazer até seis níveis de significados:

  1.  Atributos: a marca tem o poder de trazer a mente certos atributos.
  2. Benefícios: estes são traduzidos em benefícios funcionais e emocionais.
  3. Valores: a marca também transmite os valores da empresa.
  4. Cultura: a marca tem o poder de representar certa cultura.
  5.  Personalidade: a marca pode projectar certa personalidade.
  6. Usuário: a marca sugere o tipo de consumidor que pode usar determinado produto.

Criação de Valor para o Consumidor

A marca é um contrato. A marca diminui o risco que o consumidor corre ao adquirir o produto. Garante um nível de performances, independentemente da forma de distribuição.

A marca identifica. Numa oferta com produtos muitas vezes indiferenciáveis a marca facilita o reconhecimento e favorece a fidelidade. Como exemplo as bebidas alcoólicas, os televisores, os telemóveis e etc.

A marca diferencia. Ela valoriza aquele que a usa ou a consome. Ela transmite a sua identidade as pessoas. Para as compras de status social é essencial a mais-valia trazida pela marca.
Nike, uma das marcas mais caras do mundo - em NEGATIVO


A marca em positivo


Criação de Valor para a Empresa

A marca tem valor comercial. A marca é um activo negociável, quer pela venda da marca, quer pelo aluguer ou licenciamento da marca. A marca forte permite preços mais altos (price premium ou acréscimo de preço suportado pela marca). Entre um Citizen e um Cartier, a diferença de preço, para igual qualidade técnica, pode ser de várias centenas de euros. A marca tem valor institucional ou “corporate”. A marca pode desenvolver um poderoso sentimento de pertença entre os colaboradores de uma empresa. Uma marca forte tem uma influência forte na comunicação financeira. Isso explica, entre outras coisas, que alguns grupos mudem de nome para serem cotados na bolsa sob o nome da sua marca mais conhecida.









O INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é a nossa instituição pública, faz parte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, onde explica como registrar, protege os direitos do criador, do empresário e da empresa, e auxilia a todos como se proteger das piratarias. 


Para finalizar, vou colocar um texto da Revista The Web Master, super interessante com dicas de como criar  uma boa marca.




Como Criar Marcas e Logotipos



Para criar uma marca/logotipo de sucesso não basta boa vontade. É preciso algum conhecimento técnico e principalmente conhecer a fundo o o cliente. Desta forma, será possível traduzir a essência da empresa em um símbolo gráfico.

Um bom logotipo prende o olho – deixa o observador curioso ou ligado, mesmo que somente por um curto instante … um instante em que uma imagem e a existência de sua empresa inseridas na mente, ao invés de serem filtradas junto com outros milhões de estímulos.Criar um logo é sempre um processo – embora diferentes designers tenham seus próprios métodos. 

Muitos designers começam fazendo rascunhos ou brincando com uma forma na tela do computador, até que algo “estale”, e daí seguem este caminho para ver até onde podem chegar.

Um exemplo de "rafs" criados para um marca por um designer - várias "brincadeiras"

Os primeiros passos

Uma boa maneira de começar é selecionar uma forma que represente o conceito da empresa e começar a jogar com ela. A idéia é trabalhar com o algo interessante ou inteligente, seja um ponto de vista diferente, ou uma combinação inusitada de formas.
Muitos designers preferem criar logos feitos inteiramente de texto. Experimentando com tipologias, tamanho, forma, eles buscam encontrar uma maneira interessante de representar a empresa usando apenas as formas das letras. A simplicidade também é extremamente importante. Este não é o momento de usar tipologias decorativas ou extravagantes. Sozinho ou combinado com elementos gráficos, o texto em um logo deve ser facilmente lido em pequenos tamanhos.

Cores e Contrastes

Uma vez que a forma básica para o logo foi definida, é hora de levar o item cor em consideração. Mais uma vez, a cor para um logo deve permanecer simples. Você pode sempre viajar um pouco mais quando se trata de uma marca para a web, mas um logo bom deve funcionar bem em apenas uma cor e gradientes desta cor. A cor deve ter um sentido, ela deve colaborar na criação do conceito de identidade visual que se pretender criar.

O contraste é um outro conceito poderoso na criação dos logos – você pode contrastar o tamanho, cor, tipologias, texturas – para criar um interesse visual. Uma logomarca deve ser simples e abstrata, e não complicada ou confusa, e uma vez mais, todos os elementos devem ser discerníveis quando reproduzidos em tamanhos pequenos.



Simplicidade Sempre

Um bom logotipo funciona da forma mais simples.
Com o advento da Web, é comum ver logos que contêm gradientes exagerados, 3D, animação, e diversos outros efeitos visuais. Mas se o logo não puder ser reduzido também em a uma versão simples de uma única cor para o uso em fax e originais fotocopiados, este logo é funcionalmente inútil.
Por mais tentador que seja criar um logo delirante, um designer deve sempre considerar todas as maneiras que a identidade da empresa será disseminada. Uma vez que isto seja realizado com sucesso, você pode sempre sofisticar um pouco mais a versão web de seu logo mais tarde.

Tipo e Tamanhos

Há três tipos básicos de logos, que podem ser usados sozinhos ou combinados dentro de um projeto:

1. Logos ilustrativos – um logo que ilustre claramente o que sua empresa faz;
2. Logos gráficos – um logo que inclui um gráfico, freqüentemente uma abstração, sobre o que sua empresa faz;
3. Logos baseados em tipologia – um tratamento do texto que represente sua empresa.

O tamanho é um ponto crítico ao se projetar um logo. Uma dica útil é que se um logo funcionar bem no tamanho para um cartão de visita, provavelmente ele ficará bom em escalas maiores. Faça um teste: certifique-se que seu projeto de logo é visualmente agradável e interessante em diversas escalas antes de dedicar-se à sua finalização.

A web e as peças impressas são duas mídias inteiramente diferentes. Se você estiver projetando um logo pela primeira vez, é melhor que você projete seu logo primeiro para as peças impressas e depois para a web. O que pode parecer grande e legível na tela do computador, impresso do tamanho de um selo postal pode ficar totalmente confuso.



Fontes:
http://www.inpi.gov.br/menu-esquerdo/marcas
http://pedrobrasil.wordpress.com/2007/05/15/como-criar-marcaslogotipos/
http://www.sebastiany.blog.br/
http://mundodasmarcas.blogspot.com/

Para ler mais sobre

A história da Nike: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/nike-a-historia-da-marca-mais-famosa-do-mundo/21619/

A história do Mc Donalds: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/tudo-sobre-o-mc-donald-s/11178/

A história da Coca-Cola: http://www.cocacolabrasil.com.br/conteudos.asp?item=2&secao=39&conteudo=103&qtd_conteudos=1

Boa leitura

Um texto divulgado pela prof. Raquel:


"Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.

E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, contudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.

Portanto... plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!"

A Páscoa é renovação do nosso Cristo interno, nosso Deus eterno, dos nossos valores e nossa esperança. Uma nova vida inicia na páscoa, porém... a cada manhã temos a chance de renovar nossos sentimentos, refletir nossas ações e melhorar como seres humanos.

Uma boa Páscoa a todos!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Aprenda a navegar na internet com a Chapeuzinho Vermelho

Vale a pena conferir esse vídeo, além de ser super bem feito, mostra como é perigoso expor nossas informações em redes sociais.

terça-feira, 5 de abril de 2011

O que está acontecendo na escola?

Texto escrito pela professora Simone

Máscaras confeccionadas pelos alunos do 1, 2 e 3, anos do Fund. I nas aulas de Arte: foram usados materiais reutilizados como papelão, papéis velhos, embalagens, etc para criarem um objeto cultural relacionado ao Carnaval.

Não fizemos cópias, cada aluno criou sua máscara - dessa forma houve um processo criativo.




















E nas aulas de Ed. Física... com as turmas do Fundamental II, a professora Cláudia orienta os alunos na confecção de brinquedos, jogos também com materiais reutilizáveis. Nessa aula, estavam fazendo uma peteca.



Nas aulas de Arte, no Fundamental II, o professor Sérgio leva seus alunos a observarem a escola e a desenharem: desenho de observação, um registro desse começo da EMEF Estação Jaraguá.



E o Sérgio escondendo a barriga pra ficar bem na foto




Aula da oitava série com a prof. Anne

Os trabalhos dos alunos das sétimas sobre a América Pré-Colombiana, orientado pela professora de História, Andréia. E no final um vaso feito por um aluno, também da sétima série orientado pela professora Gislaine de História.







CUIDADO AO NAVEGAR PELA WEB

Texto escrito pelo professor Henrique



Diferente do que ocorre no EUA, o Brasil ainda não tem uma legislação específica relacionada com uso indevido de perfil, comentários mentirosos ou e-mails em nome de outras pessoas. No EUA isto configura crime, mentir na web é crime. Desde o dia 1º de janeiro no Estado da Califórnia (um dos estados mais ricos dos EUA), uma lei pune com prisão ou multa de até US$ 1.000 os internautas que fizerem uso da rede para ofender, ameaçar ou intimidar. Aqui vão algumas recomendações para você identificar um boato e não se tornar vítima de uma notícia falsa, elas geralmente:

  1.   Pedem pra você repassar a mensagem para outras pessoas
  2.  Contém erros gramaticais e ortográficos
  3. Oferecem prêmios ou ganhos financeiros
  4.  Contém sugestões de conseqüências trágicas
  5.    Trazem instruções para proteger seus arquivos e conseqüentemente seu computador


Cuidado:

  1. Não abra e-mail desconhecidos
  2. Nunca revele lugares que freqüenta e evite participar de comunidades que revelem muito de você
  3. Não forneça seus dados
  4. Não use como senha números de dados pessoais
  5. Em sites de relacionamentos somente permita que amigos conhecidos tenham acesso a seus dados
  6.   Só utilize sites de compras que tenham cadeado de segurança.

O Carnaval das crianças

O baile e o desfile das fantasias dos alunos do ciclo I, realizado no período da tarde no dia 4 de março.